O CHIQUEIRO

terça-feira, junho 28, 2005

O "Ódromo"

Em Espinho, existe uma estrada que atravessa uma pista de aviação ou uma pista de aviação que atravessa uma estrada?!!!
Ao que se diz, já vivem em perfeita harmonia há mais de 50 anos.
Em relação ao acidente e ao que parece, aquele deu-se 110m para lá do "tamanho útil" da pista. O avião não terá tido necessidade de travar mais tarde ou ter tido alguma falha?!! Não daria para por um muro no "tamanho útil" da pista? Não se poderia por uma vedação a delimitar a extensão da mesma?
NÃO!!! É que a própria pista, durante a noite, serve de experiência para os amortecedores dos carros e para mudarem o óleo. Quem por lá passar, vê umas dezenas de carros a abanar. São os pilotos com os co-pilotos a testarem os amortecedores.

quinta-feira, junho 23, 2005

Progressões

Paulo Sucena presidente da FENPROF, zela pelos interesses dos professores.
Zela também pelos dele, que há 30 anos que não dá aulas e que atingiu o topo da carreia.
Sempre a progredir.

quarta-feira, junho 22, 2005

Misericordioso

Francisco Van Zeller, Presidente da Confederação da Indústria Portuguesa, um homem moderno e progressista, disse, a propósito das declarações do Presidente da Republica sobre a banca, que esta, não era "uma misericórdia".
Cá para nós, misericordioso é o estado em relação à banca porque lhe aplica uma taxa de IRC inferior às outras empresas.

terça-feira, junho 21, 2005

A Minha Alegre Casinha

Fontes fidedignas confirmam que ouviram e viram Giovanni Trapattoni, em Estugarda, a assobiar a musica, imortalizada pelos Xutos, a minha alegre casinha, numa clara alusão às saudades que tem da sua casa e da sua familia.

quinta-feira, junho 16, 2005

Dia de luto

Muitos criticaram o facto de ter sido decretado um dia de luto pela morte de Alvaro Cunhal.
Será que esses foram os mesmos que apoiaram os 3 dias de luto da Irmã Lucia?

Crematório

Alvaro Cunhal, quis ser cremado após a morte.
Não falta por aí quem o quisesse ver cremado, há muito mais tempo.

quarta-feira, junho 15, 2005

O Mito

Para certa direita que sempre destilou ódio a Mario Soares, vai ter que engolir esse ódio. Vão ter que lhe agradecer por ter encabeçado um "movimento" que não permitiu a Alvaro Cunhal, tomar o poder de "assalto".

terça-feira, junho 14, 2005

Nomeações

A comunicação social gosta de dar relevo às nomeações que cada novo governo ou ministro faz. Esquecem-se de dizer que são lugares de confiança politica, isto é, uns entram, mas os outros(os que lá estavam)saem.

"Cavalinho Branco"

Para muita gente, Alvaro Cunhal será recordado por aquilo que não chegou a ser e não pela luta e sofrimento contra o fascismo.
Paz à sua alma.

quarta-feira, junho 08, 2005

Incêndios

Passados 3 anos sobre o flagelo que varreu Portugal de Norte a Sul com incêndios, continuamos na mesma merda.
Isto é inconcebivel. O ano passado é que era, foram anunciadas medidas para prevenir e combater o "fogo". E a que é que assistimos??!! Não existem meios para combate. Até um dos helicopteros avariou e os espanhois precisam dos aviões deles para os combater os incendios que por lá lavram.
Não sei se a culpa é deste governo que não andou da perna, mas que continua a haver uma teia de interesses instalados, não parece haver dúvidas.

Ainda a "Coltura"

Voltando à celebre expressão proferida pelo actual presidente da câmara do Porto que afirmou que "quando me falam em cultura, saco logo da máquina de calcular".
Não sei se o evento anunciado para 8 de Julho próximo (Grande Prémio Histórico do Porto) pode ser considerado, de alguma maneira, cultura. Para o presidente certamente que não é, senão sacava logo da maquineta e deitava contas à vida.
Nada melhor, com a aproximação das eleições, "oferecer" um desporto de massas pela módica quantia de 50 € a cabeça.
Aquela Avenida da Boavista já sofreu intervenções e alterações sem conta. Tira asfalto, bota asfalto, tira corredor central, bota corredor central, etc…
Para esta brincadeira, a maquineta já está escondida na gaveta.

Mas este intróito serve para dizer que se o dinheiro que já se gastou mais aquele que se vai gastar nas obras, fosse gasto para pavimentar algumas das miseráveis ruas da nossa cidade, era muito mais bem empregue. Refiro-me concretamente à Travessa da Prelada, que é a rua onde fica o ACP (Automóvel Clube de Portugal), e que recentemente passou a ser uma das mais movimentadas da cidade pois dá acesso ao nó de Francos. O alcatrão parece mel, derretido com as elevadas temperaturas que se fazem sentir. Os carros estacionados e os passeios ficam "cravejados" de alcatrão que salta à passagem dos outros carros. Depois é preciso utilizar petróleo para tirar o "piche" da pintura dos carros. Já o ano passado foi o mesmo. Foi feita uma reclamação à câmara que chegou lá, pintou o asfalto com alcatrão, e cobriu-o com uma imensa camada de areia e pó. Foi pior a emenda que o soneto pois o pó entrava por tudo que era sítio incluindo nas salas da escola que fica por "baixo" da travessa. Nova reclamação foi feita, retiraram parte da areia.
Se eu pago Imposto Municipal Sobre Veículos, vulgo "selo do carro", tenho direito de pelo menos ter, na medida do possível, as ruas em condições para poder circular e poder ter o carro estacionado sem que todos os dias tenha que estar a limpar o alcatrão do mesmo, por causa de uma obra mal feita, que é da responsabilidade da câmara.

"Coltura"

Dá-me vontade de dizer como o "outro"; quando me falam em cultura, saco logo da máquina de calcular.

A fundação de Serralves serviu aos Portuenses e não só, 40h gratuitas de cultura.
Um dos patrocinadores do evento, do qual sou cliente, enviou-me um convite, e penso que os outros patrocinadores devem ter feito o mesmo. Foi um marketing bem sucedido.
Acontece que quando recebi o convite, disse para mim mesmo, nem pensar, não ponho lá os pés.
Toda a gente deve ter acesso à "cultura", mas deve ser servida aos poucos e com parcimónia.
O Zé povo, quando sabe que se está a oferecer algo, estende logo a mão mesmo que seja uma inutilidade. É de borla? Também quero!!! Se não vai parar ao meio do chão passados alguns minutos, no dia seguinte já está no caixote do lixo.
É um vício pedinchão que temos.
Gosto pouco de me encontrar com os habituais "habitantes" de fim-de-semana dos centros comerciais.
E discuti essa problemática com amigos meus que queriam e foram à fundação.
Parte do relatório deles:
Era putos a correr para trás e para a frente entre as paredes e as pessoas que estavam a ver os quadros, aos saltos no jardim, gente a dizer naquele tom característico portuense acerca de uma das peças de teatro apresentadas nos jardins, "ahhh, afinal isto tem piada". Os famosos farnéis nos jardins sem garrafão mas com garrafa, sempre sobre o olhar atento dos seguranças, não fosse alguém levar o barbecue para assar umas febras.
Provavelmente estava um local digno da Feira Popular.

quarta-feira, junho 01, 2005

Jornais do Mundo

Este "link" dá acesso a uma página com as bandeiras de vários países que por sua vez dão acesso aos jornais desse país.

Jornais do Mundo
.
.

Quase que acertava!

Sporting - Vencedor da taça U.E.F.A.
Porto - Campeão Nacional
Benfica - Vencedor da taça de Portugal