O CHIQUEIRO

quinta-feira, dezembro 30, 2004

A TV

Já muito foi dito sobre a tragédia que se abateu sobre a zona Asiatica.
A vida é muito frágil, não bastam as guerras e os seus milhões de mortos, faltavam agora as catástrofes naturais. Não sei até que ponto, a intervenção humana, poderá ter contribuido para o sucedido.
Terá sido a natureza a reclamar dos males que lhe fazemos!!???
No meio da grande tragédia, sensibilizaram-me os relatos de quem sobreviveu ao mesmo tempo que ajudou outros a sobreviver. Mais uma vez, para quê as guerras.
As ONG'S disponibilizaram-se de imediato para ajudar naquilo que fosse necessário.
A nossa embaixada, segundo consta, estava fechada. O Embaixador estava de férias em Portugal; estava no seu direito.
Curiosamente, confrontado com a ausencia do embaixador, o primeiro ministro respondeu algo como isto:
- O Sr. Embaixador não estava lá..... as televisões (portuguesas, julgo eu) também não estavam.

quarta-feira, dezembro 15, 2004

Pedro-3 * Paulo-1

Era este o resultado de futebol do "Jogo contra a pobreza", cuja transmissão estava agendada para as 20.25h na RTP1, quando descobri que o mesmo estava a dar na DSF.
Um telejornal mais que esticado para ouvir dizer o que todos estavamos à espera!! Vão concorrer às eleições com listas separadas.
Aceito que meio país estivesse mais interessado em ouvir/ver a conferência do que assistir a um jogo de "Solteiros contra casados". Isto é serviço publico/campanha eleitoral.
Como não estava a ouvir, só estava a ver, não sei se foi dito isto na conferência.
"Paulo Portas aceita avançar com um referendo ao aborto, caso a direita saia vencedora das eleições de 20 de Fevereiro. "
Qual a razão para Paulo Portas aceitar um referendo se for governo? Ele é a favor do "Não", tudo bem. Mas se por hipotese ganhar o PS, e pretender fazer um referendo ao aborto, Paulo Portas já não aceita?!!! Só se for governo é que aceita? Pode sempre fazer campanha pelo "Não". Ou isto não passa de uma estratégia para tentar captar algum do eleitorado que quer ver novamente o aborto referendado?
Se não conseguir ser governo, vai ser um acérrimo defensor do "Não ao referendo", digo eu.
Mas que merda de convicções.

sexta-feira, dezembro 10, 2004

20 de Fevereiro de 2005

Estão marcadas as eleições.
Jorge Sampaio não disse nada de novo.
Muitos pensam que o Presidente agiu erradamente.
Muitos o "insultam".
O governo estava a governar bem, dizem.
Então, se estava a governar bem, se o "povo" estava contente, esse mesmo "povo" no dia 20 de Fevereiro de 2005, vai ter a possibilidade de dar uma "bofetada de luva branca" no Sr. Presidente, que é o mesmo que dizer, que ele estava errado.
Naturalmente que há muitos ressabiados porque poderão vir a perder o "tacho".

O Dicionário

Caudilhismo-"Chefia autoritária exercida por um líder político de qualidades excepcionais.
(...) Entre os caudilhos célebres contam-se Viriato, Maomé, Mussolini, Estaline, Hitler, Salazar, Francisco Franco, Mao Tsé-Tung, Tito e Fidel Castro." Como a enciclopédia não é actual, falta referir Jorge Sampaio.

Pugilista-"Pessoa que luta servindo-se dos punhos ou dando murros."

Pugilato-"Acto de lutar ou bater com os punhos; disputa a soco ou a murro. Fig. Discussão acalorada."

Tóxicómano-"Diz-se do indivíduo que se intoxica com morfina, cocaína, heroína, etc

A tóxicodependencia, é capaz, de a médio prazo, aniquilar o discernimento do homem, tornando-o indiferente ao certo e ao errado e alheio à noção de responsabilidade, agride-lhe gravemente a dignidade de ser pensante e de indivíduo livre. O uso da droga causa gravissimos danos à saúde e à vida humana. (Artigo publicado: Encontros Teologicos n.29 Instituto Teologico de Santa Catarina - ITESC Florianopolis - 2000).O pugilismo também produz lesões irreversiveis a nivel cerebral.

Segui o conselho do Ministro de Estado e da Presidência, fui mais longe, não me limitei ao dicionário e encontrei estas pérolas. Assim como o ministro, espero não ser mal interpretado.

quinta-feira, dezembro 09, 2004

O Rapa Tachos

"Comissão Europeia veta negócio EDP/GDP"

Enquanto primeiro-ministro, Durão Barroso, homem honrado, lutou contra tudo e contra todos para a aprovação deste negócio, luta essa também travada contra a Comissão Europeia.
Vem agora a Comissão Europeia "chumbar" o dito negócio.
Então como é que é?! Se defendeu um negócio tão afincadamente enquanto primeiro-ministro de Portugal, porque raio é que agora, que é Presidente da Comissão Europeia, não continua a defender o negócio???!!!

quarta-feira, dezembro 08, 2004

Pedro, o Pescador

Por volta do Ano 33 D.C. , Pedro o pescador, negou 3 vezes o seu senhor.

Em 2004 D.C., Pedro o Santana, 3 vezes negou o senhor de belém.

De manhã, à tarde e à noite.

Hoje (ontem), o senhor de Belém pôs os pontos nos iiiiis.


quarta-feira, dezembro 01, 2004

Partiram a incubadora

O bébé, perdão, Santana Lopes, disse no fim de semana que passou que ah e tal, não sei que mais e o camandro (desculpem, acabo de chegar da Fnac de Santa Catarina onde estiveram os Gato Fedorento) os meus irmãos mais velhos dão-me uns estalos e umas biqueiradas em vez de me darem uns "miminhos", ainda o bébé está numa incubadora e vê passar a familia, e dizem "o que tu queres sei eu, andor". Ora bem, apesar de já ter "personalidade juridica" um bébé, não é capaz de fazer nada sozinho, quanto mais governar um país.
Entretanto o paizinho, com tanto estalo e coices dos manos do menino, irritou-se e partiu a incubadora dizendo:
- Então eu vinha lá de baixo e disseste que não sei quê, chego cá cima e afinal parece que não!! Mas que é isto? É que assim vais fazer a tua vida para outros sitios. Sitios onde inclusivamente, malta te diz, eh pá e tal sim senhor. Estou chateado, estás a perceber.
O bébé já tem lugar assegurado numa futura "Quinta das Celebridades"