O Dr. Durão Barroso, ao que tudo indica, vai assumir a Presidência da Comissão Europeia.
O que o move? Prestigio e dinheiro.
O que trará de positivo para Portugal? Provavelmente para além do nome de Portugal passar a andar mais na boca dos Europeus, não trará nada de especial.
O porquê da escolha de um Português? Como os galos grandes não se entendem, há que escolher um homem apagado. Em suma, um fantoche para poderem manobrar.
Deve Durão Barroso abandonar Portugal e as funções de primeiro-ministro? O problema é dele. Nós cá estamos para ver o que se segue.
António Guterres abandonou e foi apelidado de cobarde. Durão Barroso não, foi ocupar um cargo de grande prestígio. A única coisa que os une é que ambos deixam o país de pantanas, num autêntico lodo. São duas fugas para a frente.
Vêm agora o problema da sucessão. Quem o vai substituir?
O nome de quem se fala é Pedro Santana Lopes.
Será que se Santana Lopes algum dia tivesse ido a votos, o eleitorado de direita votaria nele? Duvido.
Os galos do PSD, nomeadamente o grande Marques Mendes, esse troca-tintas, estão a ver uma oportunidade única, de virem a ser os sucessores. Têm medo do Dr. Santana.
Qual foi o percurso do Dr. Santana?
A vida politica e que me lembre, foi secretário de estado, presidente da câmara da Figueira da Foz e é o actual presidente da câmara de Lisboa.
Enquanto secretário de estado da cultura, foi um perfeito anormal. Lembram-se das histórias da Cristiana Torloni e dos concertos para violino de Chopin? Cavaco Silva nunca o "promoveu" a ministro, talvez por falta de......... perfil.
Enquanto presidente da câmara da Figueira da Foz, fez essa magnifica obra que foi a reestruturação da costa marítima Figueirense. O engraçado é que quase toda a orla marítima Portuguesa está modificada para melhor e não foi graças a ele.
Enquanto presidente da câmara de Lisboa, gastou milhões no projecto para o novo casino, e conseguiu com que embargassem a obra do Marquês de Pombal.
Curriculum impressionante.
E como quem não quer ser lobo não lhe veste a pele, a vida privada dele não pode ser indissociável da vida politica. Há comentadores que pensam que a vida privada, é privada e não se fala mais nisso. Tenho as minhas dúvidas.
As mulheres Sociais-democratas têm aqui uma grande possibilidade, caso haja congresso extraordinário, de o elegerem como novo presidente do PSD ou de o indigitarem como novo primeiro-ministro. É que Santana Lopes vê nas mulheres uma mais valia. Os homens que se cuidem.
Caso venha a ser o novo governante do país, já estou a ver as notícias sobre politica serem publicadas na "Caras", na "Nova Gente" ou até na "Maria". Vai ser a politica cor-de-rosa da brigada do croquete. Politica espectáculo.
Anuncia-se a reunião do conselho de ministros, sem eles, mas com as respectivas secretárias mais o anfitrião, claro está para discutir os mais diversos assuntos.
Primeiro-ministro oferece almoço, a bordo do paquete de Nossa Senhora do Milagre Inútil. É necessário trazer fato de banho. A ementa é do mais requintado que há.
In revista "A Tromba"
Primeiro-ministro anuncia que o concurso "Miss Portugal" vai desenrolar-se nos Jardins do Palácio de S. Bento. Marques Mendes, Paulo Portas e Manuela Ferreira Leite fazem parte do Júri. Dava um belíssimo Rei de Portugal este D. Santana I.
In revista "Oi"
O Rei de Portugal, D. Santana I, promove espectáculos de rua por todo o país. Os actores de teatro já têm onde representar a sua ultima peça, "Caviar e Folhadinhos" num claro agradecimento a tudo o que D. Santana I têm feito em prol da cultura.
In revista "Novos-ricos"
A revista "O Manel" coloca a seguinte questão na capa:
"Será que passar uma noite nos diversos quartos do palácio de S. Bento, dá para apanhar uma pneumonia?" Saiba a resposta na pág. 68.
"Tenha cuidado com as frinchas e precavenha-se contra as correntes de ar. Estamos a falar de casas antigas e todo o cuidado é pouco".
E assim vai o nosso país.